segunda-feira, 9 de julho de 2012




A complexidade do ato de educar.
Santos, Maria Madalena dos.
Como educar num tempo de tanta flexibilidade e oscilação de valores,
Se o ato de educar envolve três tempos?
Educa-se hoje com os valores de ontem,
Hoje já questionados,
Para as pessoas que farão o amanhã,
Que não se sabe quais valores valorizarão.
Os valores éticos de ontem se conhece;
Os de hoje assimila-se alguns e duvida-se da maioria;
Os de amanhã estão no plano das hipóteses,
Como possibilidades de serem ou não concretizados.
Se usa-se só os valores de hoje não se educa: confunde;
Só os de ontem também não se educa: condiciona,
Formam dependentes;
Só os de amanhã faz dos formandos cobaias,
Também não se educa: experimenta;
Se, usa os três tempos simultaneamente, sofre-se,
Mas a chance de educar é muito maior.
Educa-se quem é capaz de fundir os três tempos:
 PASSADO, PRESENTE e FUTURO, um momento presente feliz,
Baseado no amor e no livre arbítrio.
Se isso é educar não há o que fixar,
Basta contrabalançar o tempo, retirando-se dele,
O que for aplicável à vida de cada um.
Isso é que é formar o verdadeiro cidadão.
A educação é um ato único,
Mas a aplicabilidade dela na vida é individual.
Daí a necessidade de fundir tempos
E trabalhar o coletivo visando o individual,
E dar assistência individual visando o coletivo.
É complexo ou não é?

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