sábado, 10 de novembro de 2012

Resultado do excesso da competitividade.




A dominação descomedida resulta em sede de poder.
Santos, Maria Madalena dos.

         O mundo vive sua fase mais competitiva da história da humanidade. Os humanos têm sede de poder devido a viverem num sistema opressor de dominantes e dominados. É cada vez menor, o número dos que ocupam uma posição de relativa liberdade, ou seja, que não são submissos a alguém trabalhando como autônomo, tendo seus próprios meios de subsistência. A maioria da sociedade vive subjugada a patrões que explora ao máximo.
        Num sistema de dominação opressivo como é o do mundo capitalista, influenciado pela globalização, que mesmo visando à melhora do mundo, devido à unificação comercial, internacional, mas que nos países subdesenvolvidos, o resultado foi inverso, devido à desvalorização dos produtos nacionais, o despreparo dos profissionais para competir no mercado de trabalho, o desinteresse e corrupção política, a safra resultante deste sistema foi uma crise econômica sem precedentes. Fala-se hoje em desemprego de forma geral, como se o mundo tivesse entrado em falência, gerando um desconforto social, uma insatisfação psicológica e uma tremenda corrida ambiciosa em busca do poder, na tentativa de reverter o quadro, ou no mínimo se arranjar financeiramente.
        Nunca antes na história houve tantos candidatos concorrendo a vagas para atingirem o poder, independentemente do sexo, da idade, desde que esteja em conformidade com a lei, da posição social etc. A todo custo querem chegar ao poder, almejam ascender na escala social. Só que o que se observa como resultado, não é muito animador, pois a arma da classe dominante é muito forte para ser combatida e os que tentam enfrentá-la costumam sair numa condição pior do que a anterior, aumentado assim a crise e a subjugação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário