sábado, 10 de novembro de 2012

Consequências da falta de tempo.




O grande desafio é dominar o tempo.
Santos, Maria Madalena dos.

            Nos tempos modernos tornou-se um grande desafio dominar o tempo, pois este se escassa a todo o momento e nos impede de dar atenção aos idosos, doentes, crianças e por último, até mesmo nossos familiares, principalmente aos nossos filhos.
         Vivemos num tempo em que não se vê mais os favores como antigamente, alguém alheio cuidando de um doente, de uma criança... a título de caridade. Hoje, até mesmo as visitas encontram-se reduzidas, quando existem.
         Em nosso lar predomina a rotina, o corre-corre, e onde deveria ser ponto de encontro, passou a ser local do desencontro, pois jamais se encontram todos como deveria. As refeições acontecem-se fragmentadas, em termos humanos, cada um por sua vez, surgindo aí, a falta de diálogo, a triste dificuldade de comunicação. Os filhos querem confidenciar algo aos pais, mais estes nunca se encontram, e desta carência vem, as graves conseqüências dos jovens hoje, quando muitos se deprimem, outros se avançam no mundo das drogas, prostituição, etc. Tudo isso tem como conseqüência a escassez de tempo que a família tem para dedicar-se a seus filhos a fim de dar-lhes uma formação equilibrada para melhor viver, conviver e sobreviver neste mundo atribulado.
         Esta filosofia se manifesta na preocupação de um filho que angustiado espera pela chegada do pai, e por saber que este é remunerado por hora, interroga ao pai o valor recebido por hora de seu trabalho. Atordoado pelo dia de trabalho nada fácil, o pai se zanga e manda o filho ir dormir, pois isto não é da conta dele, nem mesmo sua esposa sabe disso. Triste o filho insiste, mas papai eu preciso saber, então o pai lhe confessa e na mesma hora ouve a solicitação do filho, pedindo-lhe uma importância em dinheiro, quando lhe nega e novamente o manda ir para cama.
         À noite, preocupado com a atitude do filho e com a consciência pesada, vai até ao quarto deste, que também preocupado não conseguira dormir e oferece-lhe a importância em dinheiro solicitada antes, quando para sua surpresa o filho agradece a Deus e lhe fala: Papai, eu acabei de completar agora o dinheiro para o pagamento de uma hora de seu tempo, podemos conversar?
         O pai sem palavras o atende, mas ambos não têm mais o que falar. Só lágrimas rolam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário