sábado, 10 de novembro de 2012




A Imaginação.
Santos, Maria Madalena dos.

                   Quando acontece algo de inesperado, o que normalmente se vê dizer é: Ninguém imaginaria de tal coisa acontecer, o que mostra o poder da imaginação de prever o futuro, calcular o presente e repensar o passado, pois a imaginação é uma capacidade mental que possibilita o ser humano ser crítico, criativo e autônomo se colocando diante do mundo como um ser que pensa, raciocina e que sabe perceber através dos atos dos outros em que terreno se está se favorável ou não, a ele.
                   Imaginar é pensar, calcular, meditar ou premeditar... Refletir. É uma atividade mental que implica criatividade, iniciativa, disposição e que precisa ser explorada pela escola como meio de ampliar o conhecimento do aluno, fazê-lo rever imagens mentais, despertando sua curiosidade para a capacidade de percepção do mundo, abrindo-lhes os horizontes para vencer conflitos, enriquecer idéias e realmente aprender.
                   Histórias mudas em que o aluno imagina pelas imagens seu conteúdo e as escreve descobrir mímicas, e ou outros jogos lúdicos são exemplos de atividades que exploram a criatividade do aluno, desenvolvendo seu potencial fictício para inventar situações e com isso desenvolver sua capacidade de resolver problemas.

         Produção de texto.
         Imagine você tomando banho em uma cachoeira com a turma de sua rua e sua família nem sabe que você foi para lá com eles. A cachoeira se encontra em um lugar distante que você nunca foi e a turma agora decide não voltar para casa naquele dia. O que fará para resolver este problema? Escreva sua decisão tomada e as hipóteses do que lhe poderia acontecer se não conseguir voltar para casa naquele dia. O que poderá acontecer também à sua família?

Nenhum comentário:

Postar um comentário