quinta-feira, 1 de maio de 2014

Educadora de gerações.





Dª Conceição. Minha 1ª Professora
Amada e estimada por mim e por todos até hoje.

“Os dias passam”...
  O tempo passa...
             A vida pode até passar...
                   Mas a essência da vida,
                       Que é o exemplo deixado,
                            Permanece, perdura no tempo e,
                                             Vai para a eternidade...
                                                    E isto é o que importa,
                                                          Que prova que a nossa 
                                                             Não foi em vão.
                                                                Foi valiosa.
                                                                80 anos se passaram.

                                                
Durante toda esta jornada foste exemplo de mulher!...
Como mãe, és inigualável, pois dera conta, sozinha, da prole que Deus lhe confiara.
PARABÉNS!!!...
Como profissional mostraste ser uma batalhadora incansável, a qual vencera,  não pelo apoio de “ grandes homens”, como muitos vencem, pois fora muito perseguida devido ao bom trabalho que desempenhara,mas ao apoio que recebia dos “menores”, pais e alunos, dos quais , eu sou uma testemunha ocular.
            Que pena que o tempo era atrasado em tecnologia, e nós, por sermos dos menores, também atrasados em recursos!
            Se fosse como hoje, o mundo não caberia nossas cenas de aventuras e de luta, pois teríamos imagens e mais imagens reveladoras...
            Quem dera que houvesse meios para eu colocar as imagens visuais gravadas em meu cérebro: são escritos a carvão em paredes, muros, caixas d’água; pasquins que causavam ira e arrepios em quem o liam... Minhas primeiras palavras poéticas, revolucionárias, que embora fosse de alguém tão mínima, tão pequenina, causaram incômodo a muita gente e forçaram autoridades a agir. A injustiça era gritante!!!...
            Sou teu exemplo de luta, aprendi naquela época que não devemos cruzar os braços diante da injustiça, mas que se arregaçarmos as mangas e lutarmos, venceremos, e isso aconteceu. Colocamos em prática o ditado popular que diz: quem tem boca vai a Roma e fomos um fenômeno. Fomos sem ir. Nossas palavras foram por nós e nos trouxeram os resultados. Tais palavras, quem me as ensinaram, embora não as tenham ditadas para mim? Aprendi desde aquele tempo a jogar com as palavras e a me beneficiar delas, Não foste a senhora com toda tua paciência, sabedoria e poder?...
            Recebi esta força e a pus em ação a qual me impulsiona até hoje...
            Sou também uma lutadora inabalável pela educação e há os que me admiram, quando humildemente falo que tenho um exemplo vivo a ser seguido e brincando cito teu nome e endereço, a prova concreta de minha dedicação ao trabalho.
            À senhora que tanto fez pela educação, que educara gerações, e tanto faz pelos filhos e pelos outros, pois és muito amorosa com todos, receba o meu caloroso abraço e votos de estima.
            De tua aluna admiradora. És meu espelho onde busco mirar...
                        Maria Madalena dos Santos.  01/05/2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário