Operações Matemáticas. -
MULTIPLICAÇÃO.
Santos, Maria Madalena dos.
Com múltiplas oportunidades de
aprendizagem
Para exercitar as inúmeras
amostragens.
Primeiro deve se partir
Pela soma de parcelas iguais,
Devido à adição já ser
conhecida
Traçando um paralelo entre
vezes e mais.
Se três vezes cinco são
quinze. ( 3 X 5 )
Pode ser representado também pela
adição.
Cinco mais cinco e mais cinco.
( 5 + 5 + 5)
O que facilita ainda mais a
assimilação.
Em números maiores também pode
se valer
Da multiplicação e da adição.
Multiplicando pelas ordens do
QVL. (26 X 4)
Pelo valor relativo do número
em execução. ( 4 X 6 ) + (4 X 20 ).
24 +
80 = 104.
Usando o QVL, multiplica-se
fazendo o agrupamento
Manuseando fichas para uma
maior compreensão.
Do número que será elevado a
ser somado
Ao resultado da multiplicação.
No exemplo dado 4X6 = 24, registra-se
o quatro 2
As duas dezenas serão elevadas
e somadas 26
Com o resultado do 4 X às dezenas, mais as duas x4
Que da operação anterior ficou
acumulada e foi elevada.
104.
Também há como comprovar
Se a operação efetuada está
certa ou errada 104
: 4 = 26.
Dividindo-se o resultado por
um dos fatores 104
: 26 = 4
O outro há de ser encontrado
sem sobrar nada.
Percorrendo o caminho pelo
inverso
Encontrando sempre os mesmos
valores
Prova que a aprendizagem foi
real.
Multiplicar é bom, indica
progresso
Representa aumento do que foi
adquirido.
Só não é bom quando se
multiplica problemas
Diminuí-los ou eliminá-los é
um sonho preferido.
Para tudo que se faz neste
mundo
A matemática faz-se presente
para ajudar
Em vez de ter aversão a este
conteúdo
O
melhor a fazer é seu aliado se tornar
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