domingo, 17 de janeiro de 2016

Os efeitos da transformação.




Os efeitos da transformação.
Santos, Maria Madalena dos.

Vê-se no mundo as coisas se alternarem constantemente para que dê continuidade à beleza natural do ambiente, o que dá um belo exemplo à humanidade de estar sempre se modificando, aprimorando seu modo de vida para se adequar à vontade de Deus.

Uns vão e outros os sucedem. Esta tem sido a rotina normal dos seres humanos no decorrer das eras desde o começo da criação, desde que a imperfeição passou a predominar na raça humana.
Os que se vão, dão evidência de sabedoria se tiverem preparado os seus sucessores para dar continuidade aos seus feitos de forma a honrar seu Criador e granjear o seu favor para um futuro melhor.


Até mesmo a Natureza mostra essa relação: as folhas velhas caem para que outras nasçam e estas se depositam no pé da árvore a fim de nutri-la para que as novas se apresentem belamente.

Os contrastes da vida.



Os Contrastes da vida.
Santos, Maria Madalena dos.

Sempre deve se ter pensamentos positivos, esperar pelo melhor. A felicidade é uma conquista lenta, mas contínua e progressiva semelhante ao crescimento de uma frondosa árvore, que a contar da semente leva décadas a atingir esse tão sonhado porte, e durante esse percurso ocorre inúmeros contratempos: seca, fogo, fuligem, formigas, erosão, o que vem a exigir de cada um também estar preparado para o pior afim de superar as dificuldades.
A vida assemelha-se a uma vasta área em paisagem em que há várzeas nas planícies e planaltos, e também colinas
nas montanhas, serras e picos. Assim é a vida, apresenta em todas as suas etapas altos e baixos como desafios a serem vencidos. O que torna a paisagem bela são seus recortes multicoloridos, demarcados pelos contrastes... Da mesma forma valoriza-se mais a vida àquele que a enfrenta com coragem e se torna um vencedor com seus próprios esforços.

Até a sombra que é refrescante e acolhedora depende do sol que às vezes, se apresenta escaldante e ninguém a dispensa por isso.

Entusiasme-se e veja o progresso.



O poder do entusiasmo.
Santos, Maria Madalena dos.

Muitos se admiram com o sucesso de outros e dizem não entender a razão de tamanho crescimento, às vezes, com a aplicação de pouco investimento, julgando parecer um milagre. Tais pessoas despercebem-se que o que faz a diferença entre esses indivíduos e os demais é seu estado de espírito, sua euforia em tudo que fazem e a gratidão a Deus e a todos os envolvidos em suas relações de empreendimentos. Nada é tão contagiante como o entusiasmo. Ele é uma verdadeira fonte de exaltação, de ânimo..., é capaz de comover até pedras, cativar os brutos e transportar montanhas. Enfim ... nada pode ser bem concretizado sem ele.


Entusiasme-se e verá que o resultado é muito diferente de quando se é pessimista diante de um desafio a ser enfrentado com coragem, com ousadia. O entusiasmo é o fruto maduro do otimismo e o responsável pela produção miraculosa que leva muitos a se morderem de inveja quando deveriam mudar de atitude e seguir esse notável exemplo de diligência e dinamismo.   

A força do poder.



O poder do amor.
Santos, Maria Madalena dos. 

Há tempo melhor aproveitado do que aquele em que se desperta para o amor? Não há. Os que se apaixonam sabem disso.
O sentimento de amor mesmo em dose mínima, gotícula, é capaz de derrubar uma montanha de ódio e amenizar os problemas.
Ame, ame sempre. Uma faísca do seu amor pode ser o suficiente para restabelecer uma alma esgotada, deprimida.

O amor elimina as diferenças e proporciona o perdão em casos de animosidade. Perdoe sempre, considere alguém visto antes como rival como igual a si mesmo, imperfeito, sujeito ao engano, ao erro. Exalte suas qualidades como gostaria que fizesse consigo. Todo mundo tem os dois lados e devemos sempre buscar o lado positivo.
Nunca alimente inimizades procurando conversar com aqueles que se queixam de você a fim de chegar a um acordo. É conversando que se entende e se desfaz as controvérsias existentes.

Ame... ame... ame... jamais alguém morreu por ser amado, antes foi reanimado, soerguido por ter aliviado seu sofrimento.

Sintonize o amor que há em seu íntimo para fazer o bem, pois esta é a melhor e a mais forte energia que existe. Coloque a em ação e será feliz por fazer outros felizes..

A conquista traz alegria.


O impacto da conquista.
Santos, Maria Madalena dos.

Ama-se mais o que se conquista com seus próprios esforços, devido a ter parte de si, de muito valor nessa gloriosa vitória. Toda conquista resulta de um desafio enfrentado com perseverança. A paciência é a mola-mestre para atingir esse objetivo.
Para quem não atingiu seus alvos, a impaciência aumentará ainda mais a distância entre si e as metas preestabelecidas, diminuindo com isso a chance de obter sucesso. Há um grande segredo para inverter essa situação: o autodomínio. Ser paciente, mirar o alvo com determinação e buscá-lo com afinco. Não importa se este seja conquistado de uma vez, ou se venha por
etapas. Quanto maior for o esforço exigido maior será a alegria na realização desse sonho.
A conquista causará forte e profunda impressão de realização no conquistador deixando nele a sensação de que valeu a pena todo o esforço despendido.

Quer ser vencedor? Prossiga... prossiga... prossiga continuamente. 

Mágoa: sentimento destrutivo.



Mágoa: sentimento autodestrutivo.
Santos, Maria Madalena dos.

A mágoa é um tipo de sentimento autodestrutivo
Comparado a um enorme e pontiagudo espinho
Que a própria vítima crava profundamente no peito
E o esquece de tirar mesmo percebendo a imensa dor
E o sangramento provocado em seu coração.

Não seria mais sábio perdoar arrancando essa lança do peito?
Na ausência do perdão quem mais sofre a vítima ou o agressor?
Muitos até esquecem do mal que lhe causou se é que foi proposital
Outros nem perceberam que ficara ofendido, não era essa a intenção
E só você sofre, se auto mutila por algo que ninguém recorda mais.

Elimine esse mal e refaça sua vida por conversar com seu ofensor.

Fale sobre seu sentimento e descubra a intenção do que fora falado.
Entendera mal o que dissera, ou foi apenas um dito de mau gosto?
Na maioria dos casos, a mágoa surge de coisas insignificantes, bobas.
Desfazer o mal-entendido e estabelecer a paz resultará no bem.

Dizem que “quem bate esquece e quem apanha sempre se lembra”.
Está aí a razão: o abalo muitas vezes é acidental, de um dito indiscreto.
Há inúmeros motivos para desconsiderar que apanhou e esquecer.
A sabedoria consiste em não levar muito a sério o que ouve de alheios
E meditar bem antes de falar para evitar magoar os mais vulneráveis.

Espetar a si mesmo por atos impensados de outros seria tolice
A mágoa é a maior arma da depressão, um objeto secreto e suicida
Que mata aos poucos pela autodestruição do interior da pessoa
Tornando um paradoxo descobrir o autor do crime por ser ela mesma.



Sorriso: idioma universal.



Idioma Universal: Sorriso.
Santos, Maria Madalena dos.

Há algo mais atraente e contagiante que o sorriso?
Este é o idioma universal do amor, qualquer um o entende.
Pelo sorriso se sabe se a pessoa é simpática, agradável,
Tranquila, de fácil aproximação ou não.
Um sorriso estampado no rosto revela além de alegria e
Bom humor, o interesse que se tem pelos sentimentos alheios,
Uma forma de amor altruísta, abnegado, que se desprende do
Que possui para ir de encontro às necessidades dos outros.
Alguém de sorriso amarelo, apagado, sem vida, como que forçado
Revela apatia, indiferença aos acontecimentos ao seu entorno,
Tamanha insensibilidade aos sofrimentos de outrem.
A empatia é mágica, tem um potencial estupendo, capaz de curar almas deprimidas sem nenhum remédio, sem palavras, apenas
Por ouvir e sorrir dando a entender que compreende a situação,

Tamanho é o poder de interferência e de intervenção que tem.

Sábio é quem pensa antes de falar.



Falar... calar... exigem sabedoria.
Santos, Maria Madalena dos.

Falar..., falar..., falar..., eis a tendência prevalecente no mundo.
O sábio rei Salomão prediz em seus provérbios que “ morte e vida estão no poder da língua”, carecendo de educá-la para se sobressair bem. Ele ainda destaca o cuidado que se deve ter com a tagarelice, visto Deus considerar detestável a língua falsa que profere mentiras e cria contendas entre as pessoas.
Assim como a chama de um palito de fósforo incendeia e destrói por completo uma floresta, assim faz a língua de quem não tem autodomínio,
como fogo é capaz de inflamar a roda natural da vida destruindo bons relacionamentos.

A Bíblia destaca a necessidade de ser rápido no ouvir e vagaroso no falar, mas calar-se é um hábito tão difícil de ser adquirido que Ernest Hemingway destaca o contraste entre falar / calar: “São precisos apenas dois anos para aprender a falar, mas sessenta anos para aprender a calar-se”, isso porque o falar e o calar são atos opostos que exigem sabedoria. O imaturo fala até pelos cotovelos, diz o provérbio popular, o calar-se exige maturidade, algo que só se adquire com o tempo, experiência de vida e uma boa educação. 

Ouvir e falar: via de mão dupla.



Aprenda ouvir.
Santos, Maria Madalena dos.
O falar e o ouvir têm íntima relação, é uma via de mão dupla, enquanto um fala todos os demais devem ouvir, mas a maioria das pessoas tem a tendência de falar..., falar..., falar..., às vezes, sem conhecimento de causa e jamais querem ouvir para compreender. O ouvir com atenção e entendimento deveria anteceder a fala. A Bíblia aconselha a todos a serem rápidos no ouvir, vagarosos no falar e mais lentos ainda no furor para evitar contratempos.

Quem ouve atentamente um assunto antes de opinar sobre, sabe também falar com proveito para ajudar em desentendimentos, tem uma postura consciente e equilibrada diante dos fatos, tornando seu falar consensual, justo, aceitável, lógico, capaz de contribuir para a paz e a união. Se o ouvir é a chave do sucesso na comunicação, aprenda a ouvir. O objetivo primordial da fala é estabelecer uma base para as relações através da compreensão do que é dito e não há como fazer isso sem antes ouvir, compreender, para depois expressar sua opinião de recusa ou aceitação.


Não seja paroleiro, tagarela... seja calmo... ouça o que os outros têm a dizer e dê evidência de que tem boa educação por saber ouvir.