A
Imaginação.
Santos,
Maria Madalena dos.
Quando acontece algo
de inesperado, o que normalmente se vê dizer é: Ninguém imaginaria de tal coisa
acontecer, o que mostra o poder da imaginação de prever o futuro, calcular o
presente e repensar o passado, pois a imaginação é uma capacidade mental que
possibilita o ser humano ser crítico, criativo e autônomo se colocando diante
do mundo como um ser que pensa, raciocina e que sabe perceber através dos atos
dos outros em que terreno se está se favorável ou não, a ele.
Imaginar é pensar, calcular,
meditar ou premeditar... Refletir. É uma atividade mental que implica
criatividade, iniciativa, disposição e que precisa ser explorada pela escola
como meio de ampliar o conhecimento do aluno, fazê-lo rever imagens mentais,
despertando sua curiosidade para a capacidade de percepção do mundo,
abrindo-lhes os horizontes para vencer conflitos, enriquecer idéias e realmente
aprender.
Histórias mudas em que o
aluno imagina pelas imagens seu conteúdo e as escreve descobrir mímicas, e ou
outros jogos lúdicos são exemplos de atividades que exploram a criatividade do
aluno, desenvolvendo seu potencial fictício para inventar situações e com isso
desenvolver sua capacidade de resolver problemas.
Produção de texto.
Imagine você tomando banho em uma
cachoeira com a turma de sua rua e sua família nem sabe que você foi para lá
com eles. A cachoeira se encontra em um lugar distante que você nunca foi e a
turma agora decide não voltar para casa naquele dia. O que fará para resolver
este problema? Escreva sua decisão tomada e as hipóteses do que lhe poderia
acontecer se não conseguir voltar para casa naquele dia. O que poderá acontecer
também à sua família?
Nenhum comentário:
Postar um comentário