sexta-feira, 7 de dezembro de 2012




Cintila um astro.
Santos, Maria Madalena dos.

Teu brilho é tão intenso,
Que teus raios já reluzem,
Embora teu corpo ocultasse
Felicidade já produz.

Como a luz da aurora,
Que clareia mais e mais.
Virá trazer alegria,
Encher uma casa de paz.

Tua mãe está em êxtase.
Teu pai em empolgação
Tua avó vela à tua mãe
Corujando-o de antemão.

Amigos, todos se animam
De ver tal felicidade,
E calculam a alegria,
Que tua chegada trará, de verdade.

Imagine quanto prazer!
De tua concepção,
Ímpar será o contentamento,
De tua revelação.

Venhas receber carinho,
E brilhar a imensidão.
Juntar a teus familiares,
Orando a Deus em gratidão.

Mostraste ser uma ESTRELA,
         Após a revelação, teu nascimento.
PARABÉNS  ANA  LAURA.

Para Rita de Cássia Costa.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Bem Precioso.




A Amizade.         
Santos, Maria Madalena dos.
           
            A amizade é um dos sentimentos mais saudáveis estabelecida nos relacionamentos humanos. Esta envolve amor, respeito, consideração, perdão, e concorre para a paz, a harmonia e a boa convivência.
        Devemos estabelecer bons laços de amizades: ser amigos de Deus, por não agir contra as suas leis; dos pais, por obedecê-los e seguir seus bons conselhos; dos professores por reconhecer o trabalho que têm visando à boa formação de seus alunos e, portanto, a sua; dos colegas por apresentar-se unidos, companheiros,
buscando o bem-estar uns dos outros; do Diretor, por saber que este é o responsável principal pelo bom funcionamento da escola, onde a amizade contribui muito para amenizar sua sobrecarga de responsabilidades.
        Em suma: ser um verdadeiro amigo é ser um irmão, é estar disposto a estar ao lado de alguém independente da situação em que este se encontra. O verdadeiro amigo costuma ser identificado ou reconhecido nas horas mais adversas da vida, pois os falsos amigos, aqueles que são amigos ou companheiros apenas na alegria, farra, prazeres momentâneos, nas horas difíceis somem, desaparecem. E quão frustrante é isso! Não acha?... É ridículo!...
        O ser humano por ter sido feito a imagem e semelhança de Deus, recebeu dele seus atributos principais: Amor, poder, justiça e sabedoria, sendo o amor, o fator estabilizador, o fator de equilíbrio nas relações humanas e por isso, predominante.
        Infelizmente, hoje, o mundo fugiu dos padrões preestabelecidos por Deus, onde o amor esfriou deixando a amizade abalada, carecendo de ser revisada.
        Tenha amigos!(as) ... Seja amigo! (a).






quarta-feira, 14 de novembro de 2012




Sonho de liberdade.
Santos, Maria Madalena dos.

O Brasil, um país rico
Porém sempre explorado.
Desde a colonização
Vem sofrendo esse fado.

Alguém simples desejava
Libertar essa nação.
Porém foi vítima em seu sonho
Sofreu grande traição.

O sonhador era Tiradentes,
Que queria libertar
O Brasil de Portugal
Da exploração do ouro o livrar.

Joaquim Silvério dos Reis
Foi o grande traidor
Que entregou Tiradentes
Nas mãos do executor.

Tiradentes foi enforcado
Mas seu sonho prevaleceu.
D.Pedro I o cumpriu
E a liberdade estabeleceu.

O sonho de liberdade continua
Aquela conseguida fora uma ilusão.
Vivemos em um país “livre”
Porém, dominado pela corrupção.


sábado, 10 de novembro de 2012




A Imaginação.
Santos, Maria Madalena dos.

                   Quando acontece algo de inesperado, o que normalmente se vê dizer é: Ninguém imaginaria de tal coisa acontecer, o que mostra o poder da imaginação de prever o futuro, calcular o presente e repensar o passado, pois a imaginação é uma capacidade mental que possibilita o ser humano ser crítico, criativo e autônomo se colocando diante do mundo como um ser que pensa, raciocina e que sabe perceber através dos atos dos outros em que terreno se está se favorável ou não, a ele.
                   Imaginar é pensar, calcular, meditar ou premeditar... Refletir. É uma atividade mental que implica criatividade, iniciativa, disposição e que precisa ser explorada pela escola como meio de ampliar o conhecimento do aluno, fazê-lo rever imagens mentais, despertando sua curiosidade para a capacidade de percepção do mundo, abrindo-lhes os horizontes para vencer conflitos, enriquecer idéias e realmente aprender.
                   Histórias mudas em que o aluno imagina pelas imagens seu conteúdo e as escreve descobrir mímicas, e ou outros jogos lúdicos são exemplos de atividades que exploram a criatividade do aluno, desenvolvendo seu potencial fictício para inventar situações e com isso desenvolver sua capacidade de resolver problemas.

         Produção de texto.
         Imagine você tomando banho em uma cachoeira com a turma de sua rua e sua família nem sabe que você foi para lá com eles. A cachoeira se encontra em um lugar distante que você nunca foi e a turma agora decide não voltar para casa naquele dia. O que fará para resolver este problema? Escreva sua decisão tomada e as hipóteses do que lhe poderia acontecer se não conseguir voltar para casa naquele dia. O que poderá acontecer também à sua família?

Resultado do excesso da competitividade.




A dominação descomedida resulta em sede de poder.
Santos, Maria Madalena dos.

         O mundo vive sua fase mais competitiva da história da humanidade. Os humanos têm sede de poder devido a viverem num sistema opressor de dominantes e dominados. É cada vez menor, o número dos que ocupam uma posição de relativa liberdade, ou seja, que não são submissos a alguém trabalhando como autônomo, tendo seus próprios meios de subsistência. A maioria da sociedade vive subjugada a patrões que explora ao máximo.
        Num sistema de dominação opressivo como é o do mundo capitalista, influenciado pela globalização, que mesmo visando à melhora do mundo, devido à unificação comercial, internacional, mas que nos países subdesenvolvidos, o resultado foi inverso, devido à desvalorização dos produtos nacionais, o despreparo dos profissionais para competir no mercado de trabalho, o desinteresse e corrupção política, a safra resultante deste sistema foi uma crise econômica sem precedentes. Fala-se hoje em desemprego de forma geral, como se o mundo tivesse entrado em falência, gerando um desconforto social, uma insatisfação psicológica e uma tremenda corrida ambiciosa em busca do poder, na tentativa de reverter o quadro, ou no mínimo se arranjar financeiramente.
        Nunca antes na história houve tantos candidatos concorrendo a vagas para atingirem o poder, independentemente do sexo, da idade, desde que esteja em conformidade com a lei, da posição social etc. A todo custo querem chegar ao poder, almejam ascender na escala social. Só que o que se observa como resultado, não é muito animador, pois a arma da classe dominante é muito forte para ser combatida e os que tentam enfrentá-la costumam sair numa condição pior do que a anterior, aumentado assim a crise e a subjugação.

Consequências da falta de tempo.




O grande desafio é dominar o tempo.
Santos, Maria Madalena dos.

            Nos tempos modernos tornou-se um grande desafio dominar o tempo, pois este se escassa a todo o momento e nos impede de dar atenção aos idosos, doentes, crianças e por último, até mesmo nossos familiares, principalmente aos nossos filhos.
         Vivemos num tempo em que não se vê mais os favores como antigamente, alguém alheio cuidando de um doente, de uma criança... a título de caridade. Hoje, até mesmo as visitas encontram-se reduzidas, quando existem.
         Em nosso lar predomina a rotina, o corre-corre, e onde deveria ser ponto de encontro, passou a ser local do desencontro, pois jamais se encontram todos como deveria. As refeições acontecem-se fragmentadas, em termos humanos, cada um por sua vez, surgindo aí, a falta de diálogo, a triste dificuldade de comunicação. Os filhos querem confidenciar algo aos pais, mais estes nunca se encontram, e desta carência vem, as graves conseqüências dos jovens hoje, quando muitos se deprimem, outros se avançam no mundo das drogas, prostituição, etc. Tudo isso tem como conseqüência a escassez de tempo que a família tem para dedicar-se a seus filhos a fim de dar-lhes uma formação equilibrada para melhor viver, conviver e sobreviver neste mundo atribulado.
         Esta filosofia se manifesta na preocupação de um filho que angustiado espera pela chegada do pai, e por saber que este é remunerado por hora, interroga ao pai o valor recebido por hora de seu trabalho. Atordoado pelo dia de trabalho nada fácil, o pai se zanga e manda o filho ir dormir, pois isto não é da conta dele, nem mesmo sua esposa sabe disso. Triste o filho insiste, mas papai eu preciso saber, então o pai lhe confessa e na mesma hora ouve a solicitação do filho, pedindo-lhe uma importância em dinheiro, quando lhe nega e novamente o manda ir para cama.
         À noite, preocupado com a atitude do filho e com a consciência pesada, vai até ao quarto deste, que também preocupado não conseguira dormir e oferece-lhe a importância em dinheiro solicitada antes, quando para sua surpresa o filho agradece a Deus e lhe fala: Papai, eu acabei de completar agora o dinheiro para o pagamento de uma hora de seu tempo, podemos conversar?
         O pai sem palavras o atende, mas ambos não têm mais o que falar. Só lágrimas rolam.

Atuação da mulher na sociedade moderna.




A Conquista do espaço social.                       Santos, Maria Madalena dos.

         Desde os tempos primordiais a mulher representa a base da sociedade. Não foi ela a responsável a perpetuar a espécie humana na Terra, constituindo a primeira sociedade humana?
         Todavia, este elemento, a mulher, foi visto e considerado de forma diversificada de época em época. Houve um período em que a mulher era considerada do lar, como a um objeto, sem nenhum direito, formando uma sociedade machista, de homens durões, dominadores.
         Mas como a mulher, fora criada por Deus em sua sabedoria absoluta, esta apresenta em si mesma, pontos contrastantes, ortodoxais como ser frágil e forte ao mesmo tempo, pequena em estatura, mas grande em amor, que tanto usa da razão quanto do coração, esta tem mais equilíbrio emocional que o
homem e por isso vem ascendendo na escala social no decorrer do tempo.
         Hoje já se fala na grande mulher, o homem já a admite a seu meio e a respeita, não por querer fazer isso, pois nossa sociedade é muito machista, ainda há muito a mudar, mas porque ela conquistou seu espaço e hoje se faz presente em todo âmbito social. É ao mesmo tempo mãe, esposa, executora de projetos, administradora, economista, evidenciando muito equilíbrio em tudo.
         Afinal, hoje a maioria das mulheres constitui o esteio do lar. São elas que dão segurança e conforto aos filhos para que cresçam material, físico, intelectual, emocional e espiritualmente bem. 
         Não são estes motivos válidos para se orgulhar de ser mulher? Hoje elas são aplaudidas e reconhecidas e recebem tais privilégios com muita honra, pois fizeram jus a isso.
         Parabéns mulheres brasileiras! Parabéns!
         Dia Internacional da mulher. 08 /03.


sábado, 3 de novembro de 2012

Tenha perspicácia!




Evite armadilhas por ser observador.
Santos, Maria Madalena dos.

Enquanto os maus pensamentos são
destrutivos,
E rebentam espinhos de amargura e de 
aflição.
Os bons são construtivos e rendem frutos 
de paz, serenidade e alegria.

Deve-se sempre pensar positivo e,
Evitar as más companhias que podem,
Aos poucos, levá-lo a cair em ciladas.

Quem não evita as pequenas falhas
Torna-se vítima, com o tempo, das 
grandes.
E aí, percebe-se o desvio dado
Para o qual, pode exigir-se intenso esforço
Para se livrar do que poderia ter sido evitado.

Muitos dizem que experiência e roupa alheia
Nunca tem total serventia e é verdade.
Mesmo assim deveriam ser levadas em conta
Por transmitirem uma noção da dimensão
Do que é visto ao ser observado.

A experiência alheia serve de exemplo
a ser imitado ou evitado.
Dependendo dos resultados produzidos
Podendo servir de alerta e poupar outros de aflições.




Abra seu coração!




Ser poético é um estado de espírito.                    
Santos, Maria Madalena dos.          

Muitos se encantam com a poesia e com razão.
Ela é a memória da pureza original
E está no cerne da alma.
Ela revela sentimentos íntimos profundos,
Capaz de contribuir para a compreensão alheia.
Compreender os outros é, no fundo,
Compreender a si mesmo. É saber se interagir.
É se dispor a sorrir com moderação e pureza,
Transmitindo paz e esperança onde estiver,
Contagiando e criando condições para
Um diálogo amigo, o que contrasta com a hipocrisia.
O sorriso falso é reconhecido,
Gera antipatias e perturba aos outros,
Por deixá-los na dúvida.
Seja autêntico!
Expresse o que há em seu coração,
E será sempre uma pessoa apreciada.
Alguém que outros dizem ser poético.
É da abundância do coração que a boca fala.

quarta-feira, 31 de outubro de 2012




Poesia dedicada à E.E, “Agenor Ludgero Alves”.
De Caratinga.

Um Cinquentenário Glorioso.
Santos, Maria Madalena dos.

A E.E. “Agenor Ludgero Alves”
Há cinqüenta anos busca educar
Formar cidadãos caratinguenses
Para uma vida digna levar.

É uma escola em ascensão
Que cresce com a sociedade
Atendendo à demanda
Em suas necessidades.

No início era primária
E atendia à infância.
Elevando o seu grau passou
A atender ao Ensino Fundamental
Tendo por meta conduzir
E preparar crianças e adolescentes
Para o futuro porvir.

Por ter flexibilidade sua missão é gradual
Ampliou-se para o Ensino Médio
A Educação Básica total
Preparando aos seus assistidos
Para uma condição mais real, atual.

É uma escola tradicional
Que vem sempre aprimorando
Concorrendo para o progresso
De todos seus educandos.

Sua meta é educar;
Sua missão é conduzir;
Seu objetivo é formar;
Sua finalidade é concluir.
E neste ciclo em que se fecha
O cidadão pode confiar
Em sua preparação
Para a cidadania exercitar.

Se, vem cumprindo já por décadas
Esta meta por amor
Prova que a referida escola
É mesmo digna de louvor.

Parabéns!...  Parabéns!...
Parabéns! E.E. “Agenor Ludgero Alves”.




Seja Ecológico.




Meio ambiente: lar da humanidade.
Santos, Maria Madalena dos.


O Ser Humano que é 
inteligente
Defende o meio ambiente, seu
habitat
Seu meio de acolhida que
Se bem cuidado terá solo fértil,
Grandes áreas verdes, ar puro 
E abundância de água 
cristalina.

Quem não aprecia o verde das 
matas;
O canto dos pássaros; animais nos bosques;
Peixes aos cardumes a nadar em rios límpidos;
As refrescantes quedas d’água cristalina;
O oxigênio sustentador da vida, oriundo do
Ar puro resultante da fotossíntese
Realizada pela natureza?

Só mesmo os sem discernimento e gananciosos    
Negligenciam o meio ambiente.
Agir assim significa lutar contra a maré;
Ser contra a própria sobrevivência
O que não é natural ao ser humano
Feito a imagem e semelhança de Deus.

Portanto, acorde...
                                 Reaja...
                                            Não polua o mundo.
Defenda seu meio de sobrevivência: O meio ambiente.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

As aparências enganam.




O valor superior da subjetividade.
Santos, Maria Madalena dos.

Uma bela mulher agrada aos olhos
Sua aparência atraente chama a     
atenção.
Já a bondosa é de maior valor
Por cativar o coração.
Homens inexperientes atentam 
para a visão,
Os de discernimento vão além,
na busca da razão.
Valorizam mais as qualidades 
internas
Que contribuem para a satisfação
Enquanto a beleza externa isenta 
de qualificação
É vazia em si mesma e ainda traz complicação.

 
Se uma bela mulher é 
uma joia,
Por muitos, considerada.
A bondosa é um tesouro
Por todos, apreciada. 

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Cambará da Amazônia ao Pantanal




Cambará – da Amazônia ao Pantanal.  
                          
De maneira bastante literária o artigo “No caminho das Águas” conta a curiosa trajetória de uma árvore originária da Amazônia, o Cambará que passou a fazer parte da paisagem do Pantanal, na região Centro - Oeste.
            O artigo nos mostra que os próprios fenômenos da Natureza dão conta tanto da disseminação de uma espécie, animal ou vegetal, como de sua extinção, de forma natural, amena, permitindo que os ecossistemas encontrem um ponto de equilíbrio.
            A interferência do homem no meio ambiente dificilmente produz efeitos só
 Positivos. Queimadas, desmatamentos, poluição são exemplos de ações humanas que podem resultar na extinção de espécies ou superpopulação de outras.
            “Pense globalmente e aja localmente e observe o que a interferência humana fez em sua cidade.
            Pesquise a história de Caratinga, de seu surgimento até hoje.
            Caratinga tem esse nome devido à abundância de Cará-branco que tinha no solo, nas matas. Caratinga é uma palavra indígena: cará – tubérculo semelhante à batata ou inhame e tinga- que significa branco, a cor do cará. E por falar nisso, cadê a planta caratinga, nativa nessas terras, você ao menos a conhece?
            E a ave jacutinga tão vista na região que até nomeou a um córrego, hoje um povoado, o de “São João do Jacutinga?
            Pesquise sobre essa ave e essa planta. Represente-as em desenhos, em cartazes.
            Bibliografia: Barsa, Livro da história de Caratinga de Sílvio de Abreu e
Minidicionário com a história de Caratinga do Monir Saigly.



            Se o homem não se tornar um “Sujeito Ecológico”, conforme mostra o poema a seguir, ele próprio vai causar a sua ruína, conforme se vê de forma bem explanada no poema a seguir “Planeta Terra - Ou o defendemos ou nos extinguimos” e embora aja de forma contrastante, paradoxalmente, o ser humano não quer se extinguir, não é mesmo?

Trabalho efetuado com alunos da E.E.”Juarez Canuto de Souza” pela professora Maria Madalena dos Santos.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Sebastião Cunha e Edia Cimini. 54 anos de Matrimônio.




Além das bodas de ouro.
Santos, Maria Madalena dos.

U
ma união extraordinária.
Conhecestes, enamoraram-se e casaram-se em meses.
Marcara-se o ano de 1950, o mês de julho e o dia 29 como uma data inesquecível, e que perduraria por longos anos.
Fiel a esta expectativa e juramento feito diante de testemunhas, este enlace manteve-se firme, constante e com muita força para lutar e vencer os obstáculos que a vida proporcionaria.
Tiveram filhos pelos quais lutaram o máximo para educá-los, dos quais hoje se tem um muito amado e querido, pois os outros a morte os levou, deixando saudades e uma forte esperança de um reencontro conforme Jesus prometeu.
Após 50 anos, esta união ainda continua inquebrantável, porém, não comemorada, pois adoecera ficando dias internada.
Recuperando, a vida continua...E os dois sempre ali, fiel um ao outro, tanto na alegria quanto na tristeza, saúde ou doença.
Agora, com 54 anos de matrimônio, como casal de passarinhos, cuidam um do outro, dando excelente exemplo para os novos casais que faltam-lhes experiência e paciência para suportar dificuldades e vencer.
Vocês: Sr. Sebastião e D. Édia constituem modelo a ser imitado, pois tiveram a fé necessária, a paciência suficiente, o autodomínio, a brandura e a humildade para suportar emoções negativas pesadas sem deixarem se abater, tendo por base o amor a Jeová e a confiança de que Ele nunca nos dá um fardo que não podemos levar.
A estes, que embora frágeis se apresentam como Rocha em nosso meio, os nossos parabéns e rogos a Jeová de que a ETERNIDADE assuma essa união, conduzindo-lhes para um novo mundo de justiça, onde nenhum mal haverá, pois lutam para esse fim e Jeová com certeza os recompensará.
                   PARABÉNS!!!



Maria Madalena dos Santos




quinta-feira, 18 de outubro de 2012

80 anos do escritor Ziraldo Homenagem da E.E."Juarez Canuto de Souza"




Homenagem ao escritor Caratinguense – Ziraldo.


Longevidade de alma X Espírito Infantil.
Santos, Maria Madalena dos.

Oitenta anos se passaram como o ontem, se esvaiu, evaporou... Desde que Caratinga teve a honra de ver nascer em seu seio, um filho seu , um caratinguense de fibra que crescera, tornara-se homem maduro, porém, com alma de eterna criança.
Tornara-se escritor de Literatura Infantil despertando na criança o gosto de ler, o prazer na leitura, também cartunista representando de forma criativa e humorística suas ideias e conceitos em desenhos de histórias em quadrinhos, charges e tirinhas convidativas à reflexão, ironizando àqueles que agem com má intenção, que fogem dos objetivos do crescimento e do progresso da nação; do pleno desenvolvimento da infância, da autonomia, da criatividade, da flexibilidade, da livre iniciativa na formação do verdadeiro cidadão, que atue com seriedade e solidariedade no meio social e que dê continuidade ao exemplo recebido, sendo homem ou mulher de grande fé e vigor, capaz de usar o poder sem deixar de ser criança: “Um menino maluquinho”.
Parabéns, por permitir a seus leitores que  o conheçam através de seus escritos e que a perenidade o atinja assim  como tem perpetuado  suas obras no percurso do tempo.
   Parabéns!... Parabéns!...

sábado, 13 de outubro de 2012

Deus se mostra pelas suas obras.



Manifestação da Onipotência de Deus.

Santos, Maria Madalena dos.
Cada ser humano é único, a Ciência comprova isso com o DNA
É um dom de Deus que não se repete e que ao Criador inspira o louvar.

Maravilhas de Deus nunca faltam ao mundo,
O Planeta foi planejado para a vida abrigar.
O que sempre falta é o reconhecimento,
A capacidade de senti-las e as admirar
E ser grato a Quem as dispôs para os beneficiar.

A melhor maneira de ser grande
É fazer se entender pelos pequenos
Ser humilde, modesto, altruísta, 
Ter prazer em servir em vez de ser servido.
As grandes alegrias merecem partilha,
Quem sempre se doa tem muito a receber
A generosidade é por Deus recompensada.
Quem partilha amor colhe felicidade,
Grande satisfação como prova
De que este é o melhor modo de se viver. 

Conscientize-se.




O valor da auto-análise.
Santos, Maria Madalena dos.

Um pensamento pode ser coisa excelente,
Mas a realidade começa com a ação,
Boa intenção não basta.
Um precede o outro e juntos formam a decisão.

Examine seus pensamentos para melhor se sobressair.
Maus pensamentos produzem graves conseqüências no porvir.

Pode-se deter quando se sobe, a subida exige mais esforço.
Está aí o valor do planejar.
Na descida não há como se deter, o impulso é muito forte.
Após a ação tomada o resultado virá.
Se for bem arquitetada e originada de bom pensamento
O resultado lhe trará prazer e contentamento.

Os sentimentos também são energia em expansão,
Quando estes são positivos dão estímulo à boa ação
Mas se forem negativos,
Cuidado! Evite entrar em ação.
Que pode lhe causar dor, pesar
E trazer-lhe grande frustração.

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Pessoa Generosa.





Saiba se doar.

Santos, Maria Madalena dos.

As atividades de cada um
Deveriam convergir para o bem de todos.
A fim de garantir-lhes um futuro melhor
Promover a felicidade por espalhar hoje
As sementes da alegria provindas do amor.

Para o estabelecimento de boas relações
A paciência é essencial.
Cada um só entende o que estiver em sua faixa
Ou abaixo dela, nunca acima.
Para avançar na compreensão
Urge oportunidades de ação
E tranqüilidade para execução.

Quem descobriu a alegria de auxiliar alguém,
Encontrou o mais precioso tesouro.
Deve haver mais felicidade em se doar
Que em receber algo valioso.
Quem dá sempre tem abundância.
Quem recebe, às vezes, sofre de carência.

Dar de si, recursos, tempo, energia e amor
É o maior presente que muitos precisam
Neste mundo atribulado.
Partilhe com todos que aceitarem de bom grado
A maravilhosa esperança de um por vir
Que bate às portas trazendo paz e Segurança
Para aqueles que hoje se amoldarem
Para viver nos moldes do Criador
E se livrarem das más influências do mundo.

Dê de si e seja feliz!






quarta-feira, 10 de outubro de 2012

O que Jeová uniu o homem não separe.






        O Milagre da fusão.

           Santos, Maria Madalena dos.

Como é grande essa verdade, 
Complexa, impossível de se compreender
Chego a pensar que sou o outro
De tanto lhe proteger
Inconscientemente o privilegio
Em desvantagem de o meu próprio ser.
Por perceber que esse me dá a preferência
Julgando-me razão do seu viver.

O homem foi feito vigoroso,
Porém, necessitando de complemento
Jeová o completou com a mulher,
Frágil, que exige cuidados a todo momento.
Contudo, esta lhe traria,
Prazer e contentamento.

Essa interdependência
Mantém-os amando em união
Pois ambos, só serão completos
Se cumprirem bem sua missão.
Se um prejudicar o outro
Ambos infelizes serão.
Oh! Quão sábio é esse Deus
Que criou essa fusão!